Modelos de ofurôs para área de lazer da casa

O ofurô no Japão é algo tradicional, utilizado por toda família para desfrutar de um momento relaxante de limpeza mental, e não de um banho propriamente dito. Costuma ser uma banheira redonda e alta, em que a pessoa senta em posição fetal e a água fica sobre seus ombros. A temperatura varia entre 35°C e 40°C de acordo com a preferência do usuário.

O ambiente de lazer com certeza terá um equipamento de destaque com um ofurô, seja para um momento solitário, um banho relaxante em família ou de diversão com amigos, ele chamará atenção. No projeto tudo tem que estar de acordo com a posição do ofurô, por exemplo, se será numa área dentro da casa, na cobertura ou no jardim. De qualquer forma deve-se pensar que este será um ambiente aconchegante e relaxante, e com um belo acabamento para quem usufruir da banheira.

Quem opta por essa solução para ter seus momentos relaxantes, seja sozinho ou entre família e amigos, deve ter certeza sobre o espaço que será ocupado e a estrutura exigida por cada um. Com o apoio de um profissional, a etapa mais técnica de análise é superada e já é possível partir com mais certeza para a próxima: a escolha do modelo ideal. De acordo com o orçamento do cliente, existem modelos variados que comportam uma ou mais pessoas, e também materiais diferentes, os mais indicado para áreas internas ou externas, e assim por diante.

De modo geral, ofurôs são feitos de ripas de madeira – no Brasil é muito comum o cedro-rosa – sem parafusos ou pregos, somente encaixadas. Também existem os de acrílico, fibra de vidro e outros plásticos apropriados. Ainda que o mais comum sejam os redondos, existem os ovais e outras formas diferenciadas. Podem ser freestanding, incorporadas em decks de madeira ou até mesmo numa alvenaria no nível do solo. Vale um bom estudo do espaço ocupado por cada um deles.

A capacidade de água varia entre 300 e 900 litros, de acordo com o número de pessoas suportadas. O aquecimento pode ser elétrico ou com um aquecedor a gás, algo também a ser estudado no projeto. É importante saber que ofurôs não podem ficar muito tempo vazios, principalmente os de madeira, e que por ser permitido o uso de óleos, sais de banho, pétalas e outros elementos, a higienização e até mesmo a envernização periódica são essenciais.

Se a área de lazer for externa, são necessários alguns cuidados como uma boa localização do sistema elétrico e hidráulico, atentar-se a ferrugens e tomar os devidos cuidados recomendando produtos específicos, e com o verniz que deve ser passado a cada semestre. Existe a opção de fazer uma cobertura que possibilite o uso até mesmo em dias de chuva ou vento, que também protege de elementos externos.

Numa área de lazer fechada e protegida basta cuidados básicos na parte interna do ofurô. Para manutenções não esqueça da abertura que facilita o acesso aos sistemas hidráulico e elétrico, e claro, uma boa ambientação do cômodo.

Quer mais dicas sobre instalação de ofurôs, banheiras, spas e hidromassagens?
Entre em contato com a Explas. Nós podemos te ajudar e estamos preparados para fazer o seu orçamento!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn