Em todo tipo de obra, residencial ou empresarial, provavelmente o item mais desafiador para os técnicos é a instalação hidráulica, desde a definição do mapa hidráulico de cada cômodo até a interligação deles e a comunicação com as redes de fornecimento de água e a da escoamento de esgoto.
E nas reformas, é também o que mais aterroriza o cliente, já ciente do custo, da quebradeira e dos transtornos dentro casa e com vizinhos (quando são feitas em apartamentos). E muitas vezes sem saber a extensão real do problema até abrir a parede.
Por este motivo, é tão importante encontrar soluções para evitar transtornos com tubulações em obras. Alternativas para reduzir os riscos que podem atrasar a entrega de imóveis e frustrar as expectativas dos cliente.
Você conhece os tipos de falha de uma tubulação?
As tubulações podem apresentar falhas que provocam o rompimento ou o vazamento, e podemos pensar em soluções para cada um dos tipos.
Falhas mecânicas nas tubulações
São problemas relacionados à localização e estabilidade das tubulações na estrutura do imóvel.
Podem acontecer quando a tubulação é aparente e está exposta a choques de outros equipamentos, deslocamento de alicerce ou de estrutura suspensa com impactos nas tubulações e contato de material abrasivo.
Falhas químicas nas tubulações
São os fatores que podem afetar a estabilidade química do material das tubulações, e assim deteriores e provocar vazamentos ou quebras das peças.
Algumas possibilidades são a perda da proteção galvânica que a tubulação possui ao expor a soldas, emendas e aparafusamento e o contato das peças com produtos químicos corrosivos ou poluição ambiental. Elas podem deteriorar a tubulação e até provocar a quebra.
Falhas físicas nas tubulações
As falhas físicas podem ocorrer por dilatações e contrações bruscas nas tubulações, devido a variações da temperatura a qual as tubulações podem estar expostas.
A passagem de produtos quentes em tubulações não recomendadas para este fim é outro fator importante para a ruptura ou deformação delas, prejudicando o fluxo ou até mesmo impedindo a passagem dos líquidos.
O que devemos fazer para evitar os transtornos com as tubulações?
Algumas ações são fundamentais – e simples – para que as tubulações não se tornem um drama ainda na fase da obra – ou pior, com um cliente morando no imóvel.
1 – Planejar o local correto para as tubulações
É importante ter certeza de que elas não ficarão muito expostas a alta temperatura externa ou a máquinas que produzem muito calor, mesmo não estando aparentes, pois a alvenaria é ótima condutora de calor.
2 – Cuidado com o limite de resistência
Devemos usar tubulações que tenham limites de resistência aprovados e compatíveis com cada uso que faremos delas na obra e que também sejam certificadas, para reforçar a garantia de qualidade.
3 – Reforçar a galvanização
Este processo é recomendado quando vamos soldar ou emendar tubulações, para manter a proteção da peça.
4 – Atenção com a qualidade das tubulações
Aqui a dica é não economizar onde os riscos e custos colaterais podem ser muito maiores. Use produtos de marcas reconhecidas no mercado e com certificações de qualidade. Se estiver em uma reforma, substitua tubulações de ferro por PVC para trechos de água fria e PPr para trechos de água quente. Essas opções são mais econômicas, seguras e duráveis.
5 – Evite transtornos nas tubulações com Painel e Tampa de Shaft!
Como podemos observar, uma das melhores formas de proteger as tubulações e evitar que elas estejam sujeitas a choques ou contaminações é ter o Painel de Shaft, que encontramos à venda na Explas.
São as aberturas da alvenaria, em pontos críticos da malha hidráulica, que ficam acessíveis internamente e também com as Tampas de Shaft, muito práticas, bastando abrir ou desparafusar e começar os serviços imediatamente.
E os Painéis com Tampa Shaft também podem ser usados para instalações elétricas, de ar condicionado e gás.
Assim, podemos fazer os serviços de instalação e reparos ideais: mais rápidos, mais seguros e sem transtornos para a obra e para o cliente!
Quer conhecer o nosso orçamento para a sua obra? Acesse aqui e faremos sem compromisso!